NOVIDADE! WHATSAPP LANÇA FERRAMENTA QUE PODE FACILITAR A SUA COBRANÇA

Se você está entre os milhões de brasileiros que usam o WhatsApp, já está acostumado com mensagens de bom dia, figurinhas engraçadas, áudios gigantes e fotos nostálgicas. Agora, outra novidade pode se tornar comum em suas conversas: receber e fazer pagamento pelo WhatsApp.

É isso mesmo: no dia 4 de maio, o WhatsApp lançou um serviço que permite aos usuários transferir dinheiro com a mesma facilidade com que conversam com amigos, enviam fotos e compartilham arquivos.

Se você quer entender o que é esse novo serviço e como ele pode facilitar a cobrança do seus atendimentos, confira tudo o que você precisa saber abaixo. 

Pagamento pelo WhatsApp: o que é esse serviço?

Pagamento pelo WhatsApp é um novo serviço que permite transferir dinheiro dentro do aplicativo de conversas. Da mesma forma que as pessoas já estão acostumadas a conversar com amigos, enviar fotos e compartilhar arquivos, elas também podem fazer transferências e pagamentos. 

Lançado no dia 4 de maio, esse serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana – tudo de forma simples, segura e sem taxas.

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira prática e segura de enviar e receber dinheiro nos aplicativos do Facebook, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

Para ter acesso a esse serviço, os usuários precisam baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do celular.

Mas, atenção: o serviço de pagamentos está sendo liberado aos poucos para os usuários. Caso você ainda não tenha acesso, uma forma de fazer isso é ser “convidado” por um amigo que tenha – basta ele fazer um pagamento para você ou enviar um pedido de dinheiro pelo WhatsApp que a opção de cadastro aparecerá instantaneamente se você estiver com o app atualizado.

Como funciona um pagamento pelo WhatsApp?

Fazer um pagamento no WhatsApp funciona como enviar uma foto ou compartilhar um arquivo com um contato – ou seja, é rápido e simples. Quem já tiver o serviço disponibilizado em seu aplicativo pode encontrá-lo na área de compartilhamento de arquivos – veja um passo a passo abaixo. 

Vale dizer que, por enquanto, apenas algumas instituições financeiras no Brasil funcionam para pagamentos no WhatsApp – como o Inter, Nubank, dentre outros. Ou seja: é necessário ser cliente de alguma delas para usar o novo serviço.

Para isso, é essencial baixar a última versão do WhatsApp na loja de aplicativos do celular, configurar o Facebook Pay e ter um cartão de débito cadastrado – tanto para fazer quanto receber pagamentos. Veja como cadastrar o cartão.

Feito isso, você estará pronto para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem pagar nada por isso.

Os pagamentos pelo Whatsapp funcionam para WhatsApp Business?

Por enquanto, a função de pagamentos no WhatsApp está disponível apenas para transferências de dinheiro entre contas pessoais. Ou seja: usuários da versão Business do aplicativo do WhatsApp ainda não podem aceitar pagamentos de seus clientes por serviços ou bens. Mas é uma questão de tempo que essa nova funcionalidade seja disponibilizada.

 

 

E aí.. gostou dessa novidade? Espero que esse conteúdo tenha feito sentido para você! 

Aproveita e já compartilha com mais pessoas. 

 

Raquel Almeida | Assessoria Administrativa e Secretariado Remoto.
Todos os direitos reservados. CNPJ: 23.613.705/0001-80

Há 5 anos descomplicando a vida de empreendedores e profissionais liberais através dos serviços de assessoria administrativa e secretariado remoto.